Mensagem do bispo ao povo de Tapauá por ocasião dos 50 anos da Paróquia, e a todo o povo da Prelazia por ocasião dos seus 90 anos

Prezados irmãos e irmãs da paróquia Santa Rita de Tapauá, ao completar os 50 anos da ereção da paróquia por Dom José Álvarez Mácua, faço questão de me aproximar de todos vocês para, com vocês, agradecer a Deus pelas graças derramadas durante tão significativo espaço de tempo.

Desde o primeiro vigário paroquial, Frei Vitorio Henrique Cestaro, até o último, Frei Miguel Angel Peralta, passaram por esta paróquia um significativo número de missionários e missionárias, entre os quais me incluo, que deixaram parte significativa de suas vidas fazendo presente a Boa Notícia de Jesus entre o povo. Seguindo as pegadas de Jesus, o Mestre, se esforçaram por ser agentes de vida mais plena em todas as instâncias, também na educação, saúde e promoção social.

Quando a educação era uma urgência eles se esforçaram por melhorá-la iniciando uma pequena escola, Escola Dom José, antes que a sua própria moradia, sendo ou trazendo professores de fora, colaborando diretamente no ensino, inclusive com a vinda dos irmãos maristas, que deram um impulso especial à educação na nossa cidade. Quando ainda não existiam médicos na cidade e município, os missionários colaboraram ativamente para melhorar essa situação, chegando até a atender no primeiro posto de saúde da cidade. Quando os problemas sociais se complicavam, se esforçaram por tomar iniciativas para aliviar as tensões com ajudas significativas da Aliança para o Progresso, Cáritas, LBA (Legião Brasileira de Assistência) e outros… Assim as campanhas de alimentos, roupas e medicinas nas décadas de 1960 e 70, assim como a implantação de talheres de corte e costura entre as mulheres e os clubes esportivos entre a juventude. Quando a situação de crianças e adolescentes foi se agravando vejo a implantação do Centro Esperança…E mais recentemente o LACIR(Lar do Adolescente e da Criança Irmã Rosa) das nossas Irmãs Oblatas da Assunção. Sempre em favor da vida e em atitude de serviço!

O mesmo poderíamos dizer com relação às demais paróquias que compõem esta Prelazia, que precisamente também hoje celebra os 90 anos de sua ereção (01/05/1925).

Essa trajetória de vida mais plena para o povo continua, e deve continuar, com a participação e envolvimento de muitos irmãos leigos e leigas, que se doaram e se doam em suas próprias famílias, e nos diversos ambientes da vida em sociedade, se engajando também no serviço aos irmãos a través das diversas pastorais e serviços: pastoral da criança, do idoso, coordenação de comunidades, catequese, liturgia, comunicação social, etc.

Quantos testemunhos bonitos de doação entre nossos familiares e amigos que nos precederam e nos animam com seu testemunho de vida até hoje. Tudo bebido nas fontes do Evangelho de Jesus.

A Boa Notícia de Jesus sempre estará fincada na doação da própria vida em favor da vida dos irmãos. É o que Jesus fez e o que pediu a seus discípulos após lavar seus pés na Última Ceia! “Se vocês compreenderam isso, serão felizes se o puserem em prática” (Jo. 13,17) Esse é o segredo da verdadeira felicidade e esse deve ser o distintivo dos verdadeiros seguidores de Jesus:“Servir”!

Creio ser o legado que os irmãos e irmãs que nos precederam deixaram para nós e o que devemos perpetuar para ser fiéis à missão.  Precisamente também nestes dias celebramos os 30 anos do martírio de irmã Cleusa (28/04/1985), missionária agostiniana recoleta assassinada às margens do rio Passiá, afluente do Purus, por defender os direitos dos mais excluídos de nossa Prelazia. Vemos no seu testemunho a resposta ao apelo que Jesus dirige a todos nós para encontrarmos a nossa felicidade no dom de nossas vidas em favor dos outros, desde as nossas famílias, nossos vizinhos, nossos concidadãos, sempre atentos e dispostos a servir a quem mais precisa.

Podemos alegrar-nos no Senhor por ser partícipes de tanta doação e serviço entre o nosso povo e com nosso povo durante estes 50 anos da história de nossa paróquia Santa Rita de Cassia de Tapauá, dos 30 anos do martírio de Irmã Cleusa, e dos 90 anos da Prelazia de Lábrea.

Deus abençoe a paróquia de Tapauá e toda a Prelazia, unidas a toda a Igreja do Brasil e do mundo.

Tapauá, 01 de maio de 2015

+Jesus Moraza

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *