Pois tempo algum pode apagar um amor sem explicação

Segue-se a Cristo em sua Paixão, Morte e Ressurreição ou persegue-se a Cristo em busca de “milagre consumível”?

Esta questão é atual, pois nos lança uma inquietude necessária para a construção da identidade do discípulo-missionário. Em meio a espiritualismos pós-modernos onde crença, superstição e autoajuda fantasiam a fé e a maculam em sua essência.

As exigências apresentadas por Jesus no Evangelho de hoje são respondidas por aqueles que se deixam envolver pela Sabedoria que vem do alto, ou seja, pela ação do Espírito Santo. Somente o Espírito pode nos livrar do perigo do espiritualismo interesseiro, fantasiado de cristianismo, que na verdade mercantiliza a fé e não produz frutos de conversão e de missão. Aqui podemos utilizar a imagem de pessoas que aproximam das outras motivadas por aquilo que as pessoas têm e não por aquilo que as pessoas são. Portanto, o espiritualismo é típico de pessoas interesseiras, que adoram dar o golpe do baú, utilizar os outros como objeto e como meio para alcançar objetivos pessoais.

Seguir a Cristo é próprio de quem ama sem medida, de maneira gratuita e desinteressada. Quem assume a Cruz do Senhor não “consome milagres”, ele se transforma em um milagre para o outro, pois além de carregar suas dores, ele partilha no mistério da compaixão as dores dos outros, assim como fez Paulo com seu amigo Onésimo.

“Não ame por beleza pois um dia a beleza se acaba, não ame por admiração pois um dia você pode se decepcionar, ame por amar, pois tempo algum pode apagar um amor sem explicação”. Com esta frase de Madre Teresa, canonizada hoje, podemos contemplar o espírito da liturgia deste domingo, que através da renúncia, do sacrifício e da entrega livre e total, no ensina a comprometer-se com um projeto missionário que manifeste a Misericórdia de Deus.

Por pe. Éder Carvalho Assunção Missionário da Prelazia de Lábrea no Corno da África [email protected]

 

Leitura Orante

1ª Leitura – Sb 9,13-18 (gr.13-18b)

Salmo – Sl 89,3-4.5-6.12-13.14 17 (R.1)

2ª Leitura – Fm 9b-10.12-17

Evangelho – Lc 14,25-33

COMPARTILHE:

AJUDE
A PRELAZIA

X