11 de Maio de 2017

Paróquia de Lábrea realiza 1º Retiro das Santas Missões Populares

Publicado por

No último fim de semana, nos dias 05, 06 e 07 de maio de 2017 aconteceu na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré em Lábrea-AM o 1º Retiro das Santas Missões Populares (SMP) que reuniu em média 400 missionários na quadra de esportes da Escola Santo Agostinho para vivenciarem essa experiência de aprofundamento da espiritualidade missionária.

A realização das Santas Missões Populares na metodologia do padre Luis Mosconi é uma das prioridades pastorais da Prelazia de Lábrea aprovada na última assembleia geral realizada em janeiro de 2016 como resposta ao desejo do Papa Francisco de uma Igreja em saída missionária e com base nas urgências das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil – DGAE 2015-2019.

Todas as 04 paróquias da Prelazia tem empreendido esforços para fazer acontecer as SMP com auxílio da coordenação nacional através do Padre João Paulo Ribeiro da Diocese de Caxias (MA) que tem sido um grande animador dessa “sacudida” presente em nossas paróquias.

A equipe de coordenação local coordenada pelo administrador paroquial Frei José Garcia Corcuera foi responsável por todos os preparativos, bem como pela constituição de equipes de trabalhos para o retiro a saber: acolhida, animação, liturgia, alimentação, limpeza, lanche, ornamentação/cartazes e coreografias/encenações. A equipe também realizou estudos do manual que apresenta o passo-a-passo da dinâmica das SMP para uma missão permanente como forma de conhecer e aprofundar melhor o processo.

O retiro teve início na sexta-feira (05) às 18h com o credenciamento dos participantes e animação dos mini setores com suas bandeiras e com as bandeiras do Espírito Santo no ar expressando uma alegria necessária para o missionário. No ato de abertura solene onde acolhemos a faixa do 1º Retiro os jovens do Grupo Jovens em Ação apresentaram uma belíssima coreografia da canção “Alma Missionária” fazendo os participantes entrarem no ritmo envolvente da missão de Jesus Cristo. Logo em seguida houve fala do vigário geral frei José Garcia que acolheu a todos e animou para que as SMP em nossa paróquia sejam a sacudida necessária para que tenhamos uma igreja mais viva, dinâmica e acolhedora, sempre entusiasmada para sair ao encontro do outro, dos nossos irmãos que estão afastados e precisam de nós. Após o pregador do retiro padre João Paulo introduziu a dinâmica da espiritualidade a partir de Jesus Cristo que é fonte e razão da missão a ser empreendida até as 20h30min.

No sábado (06) deu-se início as atividades a partir das 7h30min com a oração do Oficio Divino das Comunidades seguido do momento de espiritualidade e estudo do Evangelho de Mateus conduzido por padre João Paulo durante toda a manhã.

Após o almoço e momento de descanso, deu-se continuidade aos trabalhos com o questionamento: “Por que as SMP na Prelazia de Lábrea?” e a partir daí o padre orientou os grupos na elaboração dos objetivos e oração oficial das SMP na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré. Os resultados do processo de construção dos objetivos e oração foram maravilhosos e cheios da presença do Espírito Santo. E para terminar os trabalhos da tarde, um grupo de crianças da Infância e Adolescência Missionária se apresentaram pedindo oficialmente para serem missionárias nas SMP uma vez que “criança é missionária” e “adolescente também é!”.

Após o jantar, seguiu-se a vigília de oração com exposição do Santíssimo Sacramento durante a qual os missionários fizeram seu compromisso missionário assinando o termo de compromisso com a graça de Deus e o consentimento da comunidade. Foi sem dúvida um momento muito importante onde cada participante na presença do Senhor selou um compromisso com as SMP em todas as suas atividades.

No domingo (07) as atividades iniciaram com a celebração da Santa Missa onde houve participação da comunidade local e um convite a todos para estarem abertos às SMP. Nessa Eucaristia os jovens apresentaram uma belíssima coreografia em homenagem a Nossa Senhora, nos consagrando aos cuidados e intercessão de Maria Santíssima a fim de que ela cubra com seu manto as nossas SMP.

Em seguida o padre João Paulo deu continuidade à espiritualidade dos missionários e após o lanche apresentou a dinâmica dos primeiros passos das SMP a serem dados em nossa paróquia partindo dos dois primeiros blocos de atividades da primeira etapa sendo: “Nossos pais nos contaram. Resgatando nossas raízes” e “Somos membros do povo de Deus a caminho”. A partir da realidade das atividades a serem desenvolvidas o padre aprofundou o sentido das visitas dos missionários com base nas visitas de Jesus para uma melhor compreensão da missão junto as famílias visitadas.

O retiro foi concluído ao meio dia com o envio dos missionários e mensagem de agradecimento de frei José ao padre João Paulo, às escolas Santo Agostinho e Santa Rita que abriram suas portas para nos acolherem, aos missionários participantes e equipes de trabalhos. Seguiu-se o almoço de encerramento.

 

TEXTO: Marcelo Viana – Coordenador do COMIPA – LÁBREA

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *