19 de Março de 2017

No deserto da vida caminhamos de poço em poço

Publicado por

A vida é uma bela caminhada, onde o desejo de chegar se mistura com os encantamentos do caminhar. Os desafios do caminho parecem desmoronar diante da esperança “do chegar”. Chegar onde? Num poço capaz de saciar a sede de amar e ser amado.

No deserto da vida caminhamos de poço em poço, buscamos sempre um oásis de ternura na fatiga do caminho, desejamos sempre uma cuia de amizade, um pote de gratuidade. Nestes poços nos encontramos e nos saciamos até o momento de encontrar a Fonte inesgotável que jorra em abundância, que sacia e transborda o ser.

Neste sentido seguimos neste ciclo pascal, nesta caminhada quaresmal, a sede de Deus nos impulsiona a transcender, a ir além, a desbravar e muitas vezes a cavar novos poços e até mesmo, semear em pleno deserto, construir oásis.

Jesus cansado do caminho sentou-se no poço de Jacó e realiza um dos mais belos encontros bíblicos, com uma samaritana, que representa uma humanidade sofrida, discriminada, isolada e marginalizada. Esta buscava água num horário não convencional, curvada pelo peso da idolatria imposta representada nos “cinco maridos”, cansada de ser recriminada e julgada, encontrava-se sempre sozinha neste horário de plena luz. Porém, um dia ela foi encontrada por Aquele que sempre buscava, foi amada e privilegiada ao se saciar numa Fonte de Dons sem igual, tornou-se adoradora em espírito e verdade. Ela nos precedeu na graça de ser saciada pelo mesmo coração que dias depois, na mesma hora, seria aberto para derramar sangue e água para salvação da humanidade.

Hoje, encontramos a oportunidade de adorar o Senhor em espírito e verdade. Com os corações rasgados, com as marcar da luta contra o mal, com a alegria das transfigurações diárias, somos hoje saciados pelo Espírito Santo que nos foi dado em abundância. Tudo isso se comprova no testemunho missionário e nas conversões motivadas por aqueles que tiveram suas vidas transformadas.

Por pe. Éder Carvalho Assunção – Missionário da Prelazia de Lábrea no Corno da África [email protected]

Uma leitura orante

Leituras do Dia

Leituras do Dia

1ª Leitura – Ex 17,3-7

Salmo – Sl 94,1-2.6-7.8-9 (R. 8)

2ª Leitura – Rm 5,1-2.5-8

Evangelho – Jo 4,5-42

 

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *