24 de Outubro de 2018

Frei Refúgio González é empossado como novo pároco de Lábrea-AM

Publicado por

A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré em Lábrea-AM, celebrou em festa no Dia Mundial das Missões e Dia Nacional da Juventude a posse do seu novo pároco o Frei Agostiniano Recoleto Refúgio González Escobar.

Frei Refúgio nasceu na Cidade do México no dia 04 de julho de 1972, filho do casal: Felipe González Osornio e Florencia Escobar Noguez. Concluiu o Ensino Fundamental I na Escola Imperador Caltemoc, e o Ensino Fundamental II na Escola Doutor Gabino Barreda, concluindo assim o Ensino Médio no Centro de Estudos Cientifícos e Tecnológicos Nº 7 do Instituto Politécnico Nacional. Cursou Engenharia na Escola Superior de Engenharia Mecânica e Elétrica do mesmo Instituto.

A vocação foi despertada, aos 26 anos, quando iniciou o curso de Filosofia na Universidade Pontifícia do México. Foi ordenado aos 33 anos no dia 26 de agosto de 2006, na Igreja de Santa Mônica, na cidade do México.

Como Sacerdote já foi Pároco na Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres em Guaraciaba do Norte-CE, onde permaneceu por 09 anos. Ultimamente, Frei Refúgio estava atuando na Paróquia Santa Rita de Cássia em Manaus-AM, quando a pedido do Padre Provincial foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré em Lábrea-AM, a fim de exercer a missão como Pároco.

A toma de posse aconteceu no último domingo (21) na Catedral de Lábrea em missa paroquial presidida pelo bispo Dom Santiago Sanchez, em concelebração com os freis agostinianos: Luís Réyes e Ivanderlei Ribeiro, e o padre diocesano José Nilson Santos.

De acordo com o rito Dom Santiago fez incialmente a leitura do decreto de nomeação do novo pároco, o qual foi acolhido com uma alegre e calorosa salva de palma, e em seguida fez também a leitura da provisão dos novos vigários: frei Luis Réyes, frei Ivanderlei Ribeiro e do Pe. Henrique Giera (que por motivos de saúde não estava presente).

A celebração foi marcada pela beleza dos símbolos próprios do rito como: entrega das chaves, das vestimentas, do Evangeliário, do batistério (pia batismal), do sacrário e confessionário (estola roxa); cada qual com seu significado e compromisso de fidelidade.

É importante ressaltar, que ainda nesta liturgia Dom Santiago também conferiu ao Frei Refúgio a missão de Vigário Episcopal da Prelazia de Lábrea, para auxiliar e ajudar na administração da mesma.

Ao termino da celebração, Aline Galvão proferiu uma mensagem de acolhida em nome de todos os paroquianos na qual destacou gratidão ao Frei Refúgio por iniciar sua missão trazendo a mensagem do Papa Francisco em sua exortação Apostólica Evangelii Gaudium que diz: “Convido a todos a sermos ousados e criativos nesta tarefa de repensar os objetivos e os métodos evangelizadores das respectivas comunidades” (EG, 33); e confirmou em nome de todos o apoio e ajuda para juntos descobrirmos novos métodos e novas maneiras de sermos Igreja, ainda mais comprometidos em nossas comunidades e paróquia, renunciando a obsessão pela aparência, sempre atentos ao que nos diz o papa: “Não deixemos que nos roubem o Evangelho!”.

Em seguida, em nome de todo o clero da Prelazia, o padre José Nilson  acolheu carinhosamente o novo paróco de Lábrea e vigário episcopal da Prelazia, confirmando o compromisso e fidelidade para trabalharem juntos como Igreja pela unidade.

Frei Refúgio agradeceu a acolhida de todos falando do seu desejo de um paróquia que tenha sua ação e missão pautada na unidade e colaboração de todos.

Que o Deus da Vida que o chamou para essa missão o ilumine para que siga sempre o exemplo de Jesus Cristo, o Bom Pastor em sua missão de governar, santificar e ensinar o rebanho que lhe é confiado.

 

TEXTO E IMAGENS: Marcelo Viana

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *