Capacitação de Novos Líderes da Pastoral da Pessoa Idosa

A Pastoral da Pessoa Idosa realizará no próximo sábado, 31, a terceira etapa da Capacitação de novos líderes. No desejo de atender com carinho e dignidade as pessoas idosa do Purus, convidamos as comunidades que ainda não tem este serviço para enviarem pessoas para fazerem parte desta família.

Local: Centro Vocacional  – Lábrea AM

Horário: 14 às 17h.

Conheça abaixo  um pouco da história da PPI disponível no site http://pastoraldapessoaidosa.org.br

No ano de 1993, houve um encontro providencial entre duas pessoas sonhadoras: Dra. Zilda Arns Neumann – Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, e Dr. João Batista Lima Filho – Médico geriatra e, na época, Presidente da SBGG – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, seção Paraná.

A Dra. Zilda voltava da celebração dos 10 anos da Pastoral da Criança, celebrada em Florestópolis/ PR e o Dr. João Batista Lima Filho ia a Curitiba para um congresso da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG. Encontraram-se no aeroporto de Londrina. Por causa do mau tempo tiveram que esperar horas e acabaram conversando quase um dia inteiro.

A Dra. Zilda dizia: “Muitos líderes idosos da Pastoral da Criança me pedem orientações para seus problemas de pressão alta, urina solta, insônia e outros. Quando eu visito as comunidades com a Pastoral da Criança, ouço as líderes dizerem que ao visitar as famílias, além de gestantes e crianças, também encontram pessoas idosas; e estas líderes gostariam de saber orientar também sobre questões de envelhecimento, porém, não conhecem esta área”.

O Dr. João Batista, por sua vez, dizia: “Há muito tempo que nos perguntamos na SBGG como poderíamos dar algum tipo de atendimento ou acompanhamento às pessoas idosas de nosso país. Seria interessante termos redes de solidariedadecom os idosos, como a Pastoral da Criança tem para com as crianças. O povo brasileiro está envelhecendo e temos que descobrir uma forma de fazer chegar este conhecimento a toda população”.

De fato, as coisas não acontecem por acaso. Deste encontro, aparentemente desastrado, onde “perderam” meio dia à espera da melhora do tempo para poder decolar a Curitiba, nasceu a idéia de um trabalho conjunto em prol das pessoas idosas.

COMPARTILHE:

AJUDE
A PRELAZIA

X