Que este Advento alimente em nós o desejo de “subir descendo”

Uma meta é buscada com toda a intensidade da alma

Em uma escalada esforços são dispensados, suores são derramados, uma meta é buscada com toda a intensidade da alma. No trajeto perigos são encontrados e medos são vivenciados, porém, “uma só” coisa alimenta: o desejo da conquista.

Assim, subimos a Montanha do Senhor, a Jerusalém Celeste, com gritos de alegria, como expressa o salmista. Entretanto, nesta subida existencial nos esquecemos que nem sempre este foi o caminho escolhido por Deus.

Que este Advento alimente em nós o desejo de “subir descendo”

Em vez da subida, da exultação, encontramos na Encarnação a descida, a humildade em ação. Enquanto a religião busca no alto, Deus se manifesta “em baixo”, no mais profundo escondido silêncio da realidade humana.

Que este Advento alimente em nós o desejo de “subir descendo”, abraçando assim uma ascese diferente, baseada no “esvaziamento” vivenciado por Nosso Senhor.

Chegou a hora de despertar e contemplar o Mistério da Doce Espera, este nos ensina a “esperar e preparar” a vinda definitiva do Reino e a celebração anual da Encarnação do Senhor.

Armas de guerra são agora armas de luz

Atenção e preparação são as indicações do Senhor neste dia. Onde estão as espadas e as lanças? Estas precisam ser transformadas em arados e foices! Armas de guerra são agora armas de luz daqueles que se deixam iluminar pela força da esperança cristã.

Ao prepararmos nossos presépios, depositemos aos pés da manjedoura “ainda vazia”, as armas de guerra que se encontram em nossa alma, tudo aquilo que nos impede de viver a santidade. Como representá-los? Confiemos no Espírito.

Ao acendermos nossas coroas, deixemos o Espírito nos guiar na missão de aquecer com um afago necessário todos aqueles que por nós precisam ser amados com este amor sem igual: Amor que se esvazia por preencher as almas que encontram vazias.

Em cada mulher grávida encontrada, apalpemos o Sacramento da Encarnação de um Deus que desce e que continuar a se dar numa compaixão sem igual.

por pe. Eder Carvalho Assunção – Missionário da Prelazia de Lábrea no Corno da Á[email protected]

Um leitura orante:

1ª Leitura – Is 2, 1-5

Salmo – Sl 121, 1-2.4-5.6-7.8-9 (R. Cf. 1)

2ª Leitura – Rm 13,11-14a

Evangelho – Mt 24,37-44

 

COMPARTILHE:

AJUDE
A PRELAZIA

X