07 de Março de 2015

Catequistas em Formação

Publicado por

A Animação Bíblica Catequética da Paróquia de Lábrea dando continuidade ao processo de formação dos catequistas realizou no último domingo (01) sua segunda manhã de formação sob o tema “Bíblia” com assessoria de Antônio Paulino dos Santos.

O encontro aconteceu no Centro Comunitário Santo Agostinho, no setor II da paróquia, como parte da dinâmica itinerante adotada pela coordenação como forma de envolver os catequistas nas realidades comunitárias dos setores.

2

Inicialmente a equipe catequética do setor III fez a acolhida trazendo mensagens profundas para o sentido da convivência fraterna, que convergem para o amor como aspecto fundamental.

3a

3b

Em seguida, Antônio Paulino juntamente com a equipe catequética do setor I conduziu a oração a partir da leitura orante do Evangelho de Lucas 24,13-35 (Discípulos de Emaús). Durante a dinâmica da oração, os catequistas puderam fazer a experiência de caminharem dois a dois partilhando de suas tristezas, alegrias e esperanças, e logo após, alguns partilharam sobre o quanto foi válida a experiência.

4a

4b

A espiritualidade através do método da leitura orante da Palavra de Deus (leitura, meditação, oração e contemplação) e seu aprofundamento direcionado por Antônio Paulino também fez parte da temática a ser desenvolvida por ele enquanto assessor do encontro.

5

O manuseio prático da bíblia foi fundamental nessa manhã, através das dinâmicas trabalhadas. Assim, divididos em pequenos grupos que faziam referências aos agrupamentos dos livros bíblicos em suas divisões, os grupos trabalharam e apresentaram passagens clássicas da vida de Jesus de forma criativa transmitindo uma mensagem inovadora.

6a

6b

Durante a avaliação da manhã de formação destacou-se como positivo a metodologia de assessoramento seguindo a linha de orientação acerca da temática de forma simples, acessível e criativa, onde os catequistas se percebem como protagonistas nesse processo formativo que exige inovação.

7a

7b

É importante ressaltar que a resposta na participação dos catequistas tem sido muito animadora. Desejamos que continuem motivados e fortalecidos para que sejam perseverantes na caminhada. A próxima manhã de formação acontecerá no dia 15 de março, na comunidade Santa Rita de Cássia do setor III, sob o tema: “Iniciação à Vida Cristã”.

Marcelo Viana – Coordenador do COMIPA/LÁBREA

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *